O que é preciso saber sobre o Vetor Brasil

– Acreditamos que o setor público gera transformações em escala. Por isso, apoiamos governos de todo o Brasil a potencializar suas atividades por meio da atração, pré-seleção e desenvolvimento de pessoas diversas e engajadas em resolver problemas públicos complexos. Ou seja, nós não compomos a administração pública e nem pretendemos substituí-la.
– Existimos porque acreditamos na capacidade de impacto em escala do setor público e queremos contribuir com o seu aperfeiçoamento e efetividade.
– Somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e não possuímos a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou OS (Organização Social).
– Acreditamos que existem pessoas altamente qualificadas em todos os lugares, da mesma forma que existem profissionais com má conduta ou desempenho insuficiente também em diferentes áreas de atuação e setores. Por este motivo, discordamos de qualquer generalização ou simplificação sobre o perfil ou capacidade dos profissionais do setor público.
– Defendemos que a composição de equipes diversas no setor público é um meio fundamental para a promoção do alto desempenho e para a formulação de políticas públicas efetivas que reflitam as reais necessidades da população brasileira.
– Adotamos uma concepção ampla de diversidade, que reflita não apenas questões de gênero, idade, renda, raça/cor, orientação sexual, mas também outros fatores que caracterizam as experiências que qualquer pessoa – como sua trajetória profissional.
– Deste modo, defendemos que as equipes de governo devam refletir a diversidade de trajetórias profissionais existentes no mercado de trabalho, incluindo pessoas com experiências plurais em todos os setores, como as carreiras de Estado, a iniciativa privada e as organizações do setor social, como fundações, institutos, movimentos sociais, negócios de impacto, organizações não-governamentais, academia, entre outros.

O que fazemos e não fazemos

O que fazemos

– Realizamos a atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais de diversos setores que atuam ou desejam atuar no setor público. Fazemos a pré-seleção porque a escolha final é sempre dos governos.
– Estabelecemos parcerias com organizações públicas para identificar e desenvolver profissionais de alto desempenho para o setor público.
– Fortalecemos os órgãos públicos ao apoiar na formação de equipes de alto desempenho.
– Desenvolvemos e testamos metodologias de gestão por competências inspiradas em boas práticas de países líderes em gestão pública (como da OCDE) para aperfeiçoar a gestão de pessoas no setor público brasileiro.
– Apoiamos gestores de pessoas do setor público no desenvolvimento de suas competências de liderança e gestão de equipes.
– Estabelecemos acordos com governos estaduais e municipais com base no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).
– Somos suprapartidários, por isso, trabalhamos com os mais diversos partidos políticos que atuam nos governos.

O que não fazemos
– O Vetor Brasil não elabora provas para concursos públicos e nem organiza certames.
– O Vetor Brasil não implementa exclusivamente metodologias de gestão de recursos humanos oriundas do setor privado em organizações do setor público. Acreditamos que esta é uma simplificação que não ajuda a entender os desafios de gestão de pessoas no governo.
– O Vetor Brasil não faz atração, pré-seleção e desenvolvimento para o setor privado ou terceiro setor.
– O Vetor Brasil não participa de licitações públicas para vender serviços de consultoria em gestão de pessoas para governos.
– O Vetor Brasil não realiza ações de advocacy ou lobby para mudar legislações sobre gestão de pessoas no setor público em quaisquer âmbitos de governo.

Referências

Inúmeras organizações da sociedade civil compartilham a missão e objetivos similares aos do Vetor Brasil, desenvolvendo projetos e apoiando governos em diferentes regiões do planeta. Alguns exemplos são:

Emerging Public Leaders: desenvolve projetos de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para promover a melhoria da gestão pública em países com baixa capacidade institucional. Seus programas contribuem para melhorar o desempenho do governo e elevar o prestígio do serviço público em países africanos.

Govern for America e Lead for America: são organizações americanas que desenvolvem cadeias de talento para o serviço público em governos estaduais e municipais, respectivamente, ligando profissionais bem formados em início de carreira com governos por meio de programas de bolsa de a até dois anos.

Unlocked Graduates e Police Now: desenvolvem projetos de atração, seleção e desenvolvimento de jovens profissionais para as funções de agente carcerário e de polícia comunitária em cidades do Reino Unido, promovendo a efetividade das políticas de segurança, a diversificação social e racial do serviço público e aumentando a confiança das comunidades nas autoridades públicas.

Jóvenes al Servicio de Chile: organização da sociedade civil que atrai, seleciona e desenvolve jovens profissionais para o serviço público nas regiões mais isoladas do Chile, contribuindo para a descentralização de profissionais de alto desempenho e a formação de novas lideranças identificadas com as necessidades das regiões mais pobres do país.

Missão

Criar uma rede de talentos engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro.

Valores

  • Diversidade, equidade e inclusão

Valorizamos todas as dimensões da diversidade, seja de etnia, identidade de gênero, cultura, idade, capacidades físicas, orientações sexuais, regionalidade, socioeconômicas e outras. A diversidade para nós é um princípio que vai além do discurso, pois procuramos incluir e promover a pluralidade social em todas as nossas atividades e ações. Equidade significa que pessoas diferentes merecem tratamentos diferentes e oportunidades iguais, é com este olhar que já fomentamos políticas públicas para todas e todos para um Brasil melhor.

  • Ética a todo momento

Acreditamos que ética é o principal pilar para potencializar o setor público e fortalecer as instituições democráticas. Não toleramos nenhum tipo de atitude que falte com ética, inclusive em pequenas ações do dia a dia, dar aquele “jeitinho” não é uma opção. Todas as nossas decisões são pautadas por esse valor, mesmo que isso implique em pegar o caminho mais longo para a solução de um problema.

  • Otimismo sem ingenuidade

Otimismo é uma atitude. É acreditar que é possível alcançar um objetivo ainda que ele seja muito difícil, e que muitas pessoas já tenham tentado sem sucesso. Não somos ingênuos: sabemos que os desafios do Brasil são grandes e os obstáculos, muitos. Por isso, somos vetores do otimismo todos os dias. Somos inquietos por natureza, desistir ou ficar sentado esperando não é uma opção!

  • Impacto com excelência

Buscamos resultados reais, que sejam impactantes, escaláveis e sustentáveis. Ainda assim, respeitamos o que já foi e ainda é feito por nossos colegas. Estamos cientes de que podemos e vamos errar e com isso esperamos dedicação e excelência de todos na construção do Brasil que sonhamos.

Liderança do Vetor Brasil

Joice Toyota

Cofundadora e Diretora-Executiva

Tâmara Andrade

Diretora Programa de Trainee de Gestão Pública

Lara Barreto

Diretora de Novos Negócios

Bruna Eboli

Diretora do Programa Líderes Gestão Pública

Marco Camargo

Diretor Institucional

Conselho Estratégico Consultivo

André Barrence

Denis Mizne

Joice Toyota

José Frederico

Regina Pacheco

Tâmara Andrade

Conselho Fiscal

Isadora Cohen

Luiz Ribeiro

Bruno Villela

Nossos programas

O Vetor Brasil atua hoje em duas frentes: o programa Trainee de Gestão Pública e o Líderes de Gestão Pública.

Trainees

O Programa Trainee de Gestão Pública trabalha com pessoas em início de carreira que tem vontade de aprender na prática como é atuar no setor público brasileiro e provocar mudanças que podem afetar a vida de milhares de pessoas.

Saiba mais

Líderes

O Programa Líderes de Gestão Pública trabalha com profissionais mais seniores para ocuparem cargos de liderança e gestão de equipes em governos estaduais e municipais.

Saiba mais

Diversidade

A diversidade é um valor primordial no Vetor Brasil!

Acreditamos na importância da administração pública ser formada por um grupo diverso para formular políticas públicas coerentes com os reais desafios sociais brasileiros.

Equipes heterogêneas – seja em relação à raça, gênero, região, identidade de gênero ou qualquer outro critério – possuem visões múltiplas e, assim, conseguem resolver mais facilmente os problemas e inovar.

No caminho até aqui, decidimos focar nossos esforços em desigualdade de gênero, raça e região.

Colocamos isso em prática por meio de ações específicas em todas etapas de nossa atuação:

Durante o processo seletivo, garantimos que grupos simbolicamente minoritários estão representados em toda comunicação, e criamos estratégias de divulgação ativa para chegar a esses grupos, como a articulação com movimentos sociais.

Na seleção, priorizamos a diversidade através de instrumentos de diferenciação dos candidatos e métricas de análise do delta, não levando em consideração apenas onde o candidato chegou, mas também de onde ele partiu e as oportunidades as quais teve acesso. Buscamos de forma contínua evitar que etapas do processo favoreçam determinados grupos.

Nosso treinamento inclui cerca de 10 horas sobre desigualdade e racismo no Brasil e um programa de liderança feminina em parceria com a Maniê para alavancar o potencial das trainees mulheres.

Iniciativas #vetorbrasil

Dentro da própria rede do Vetor também surgiram, por iniciativa dos próprios trainees, projetos e think tanks para promover o debate sobre diversidade nas carreiras públicas:

#VetordasMina

Trainees espalhadas por todo país realizam encontros mensais online para debater os desafios da mulher na gestão pública e na sociedade como um todo.

#VetordxsPretxs

Espaço de debate sobre identidade racial e representatividade de negrxs na sociedade. O grupo busca entender como se dá a percepção dx negrx sobre si mesmxs e sobre sua interação social.

#TransVetor

Grupo transversal e transformador, focado em pensar, criar, desenvolver e compartilhar ações de integração e empoderamento de LGBT+ a partir do âmbito da gestão pública.

Para cumprirmos com a nossa missão, cabe-nos o papel de garantir a total transparência e fidelidade aos nossos princípios e valores, sob pena de perdermos a credibilidade e isenção, colocando em risco nossa razão de existir. Por isso, desenvolvemos em parceria com o escritório Vieira Rezende uma primeira versão e atualizamos os materiais do Programa em parceira com o Escritório PGLaw.

Programa de Integridade

Código de ÉticaManual Anticorrupção

Apoiadores financeiros

Parceiros

Governo parceiro

Você é um gestor público e quer talentos em sua equipe?

Saiba mais