Como é ser Trainee de Gestão Pública?

Onde está a rede de Trainees de Gestão Pública?

A rede de Trainees de Gestão Pública está presente em todas as 27 UFs brasileiras e queremos gerar ainda mais impacto!

• 300+ trainees em:
• 27 unidades federativas, e em
• 40 governos parceiros

Venha fazer a mudança que você quer ver no governo!

Por que se inscrever no processo seletivo:

  1. Faça parte de uma rede de pessoas engajadas socialmente, diversas e que estão por todo o país

  2. Seja parte da cocriação e apoie na construção de projetos de impacto social em larga escala em governos brasileiros

  3. Amplie seus horizontes vivendo em uma cidade diferente do Brasil e conhecendo o Brasil de verdade

  4. Aprenda na prática e coloque a mão na massa para apoiar no funcionamento interno dos órgãos públicos responsáveis pelos serviços públicos que usamos

  5. Participe de um programa intenso de desenvolvimento profissional e pessoal para enfrentar os principais desafios do dia a dia no setor público!

Quem são:

A rede de Trainees de Gestão Pública é formada por pessoas engajadas e diversas de diferentes trajetórias e localidades, que querem aprender na prática sobre o setor público ao atuar com grandes desafios que podem afetar a vida de milhares de pessoas. A pré-seleção não faz distinção de curso de formação, instituição de ensino ou experiência profissional.

Nosso objetivo é identificar pessoas com vontade de gerar impacto social em larga escala, aprender em ambientes novos e adversos, dispostos e com grande resiliência para buscar soluções para problemas complexos!

A mudança de seu estado de residência para trabalhar em um novo governo é comum entre trainees, pois acreditamos que é preciso sair da zona de conforto e conhecer o Brasil de verdade para fazer mudanças estruturais e alinhadas à realidade de diferentes lugares e pessoas!

Para participar é necessário:

• Ter curso superior completo (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) reconhecido pelo MEC ou previsão de graduação até 30 de setembro de 2019 – É importante notar que para efetivamente começar a trabalhar, a pessoa precisará estar formada, sendo necessário apresentar Certificado de Conclusão e/ou Diploma

Conheça melhor alguns trainees:

Guilherme Lacerda

Pará

Déborah Luisa

Maranhão

Emília Marinho

Ceará

Gisele Fior

Mato Grosso do Sul

Processo seletivo

Nosso processo seletivo é inteiramente online para permitir que todas as pessoas, independente da localização geográfica, tenham chance de participar do processo.

Etapas realizadas pelo Vetor Brasil

1 – Inscrição
2 – Testes Online (Atualidades, Português e Lógica)
3 – Vídeo de Apresentação Pessoal e Dados Complementares
4 – Desafio de Gestão Pública
5 – Entrevista por Competências
6 – Preferências e Pareamentos

Após a Etapa 6, existe a possibilidade de realizar:
Entrevista com Governo e Trainee de Gestão Pública

Programa de Desenvolvimento

O Programa Trainee de Gestão Pública é, principalmente, um programa de desenvolvimento pessoal e profissional. Entendemos que as pessoas pré-selecionadas pelo Vetor Brasil e que são contratadas pelos governos parceiros estarão, durante os doze meses de programa, em constante processo de crescimento. Para que esse desenvolvimento aconteça e potencialize a entrega de resultados nos governos em que atuam, criamos uma robusta trilha de desenvolvimento personalizada para a experiência do Programa Trainee de Gestão Pública.

Para isto, o currículo se destrincha em diversas iniciativas e programas que consideram os diferentes momentos da trajetória de cada Trainee, permitindo que elas e eles percorram a trilha de desenvolvimento de acordo com suas particularidades e preferências.

Formação

Trainees de Gestão Pública passam por mais de 200 horas de formação, oferecidas online e presencialmente durante toda a duração do programa.

Os módulos online, síncronos e assíncronos, colaboram para desenvolver habilidades mais técnicas, nivelando e ampliando o repertório sobre questões essenciais ao setor público. Já os módulos presenciais têm como objetivo trabalhar na prática os valores do Vetor, aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos nas formações online, desenvolver de competências do século XXI e promover a integração da rede de trainees.

Desta forma, acreditamos que as formações apoiam o desenvolvimento das potencialidades de cada trainee!

Coaching

O programa de coaching do Vetor Brasil é um processo que colabora para maximizar o potencial pessoal e profissional de cada trainee. Através de uma metodologia própria do Vetor e usando ferramentas específicas, queremos aumentar o autoconhecimento e estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional de cada trainee.

O programa de coaching é voluntário e oferecido após os primeiros meses no governo. Cada trainee que participa conta com o apoio de uma ou um coach. Selecionamos profissionais com certificação, em trabalho voluntário e que tenham alinhamento com o Vetor. As sessões acontecem online, semanalmente e o programa tem duração total de 3 meses.

Mentoring

O programa de mentoring é um processo de aconselhamento entre profissional mais experiente e trainee na reflexão do seu entendimento de propósito e planejamento de carreira. Acreditamos que cada pessoa é protagonista da sua própria vida e carreira, e a mentoria é uma processo que irá facilitar este processo de desenvolvimento.

Nossa equipe de mentoras e mentores é composta por profissionais com experiência reconhecida, do alto escalão de organizações e governos, que estão em compromisso com os valores do Vetor Brasil.

O programa de mentoring é opcional, e disponibilizado nos últimos meses do programa, com sessões semanais e duração total de 4 meses. Para que todas e todos possam participar, as sessões ocorrem online.

Parceria com Psicólogos e Psicólogas

Acreditamos que as pessoas engajadas em potencializar o setor público precisam ter autoconhecimento. Ou seja, precisam estar aptas a reconhecer suas capacidades, pontos de melhoria e vulnerabilidades.

Sabemos que este processo não é fácil e muitas vezes os desafios e frustrações do dia a dia no governo tornam esta tarefa ainda mais difícil. Por isso mesmo o apoio profissional é fundamental.

Pensando nisso, criamos o programa de parceria com psicólogos e psicólogas, possibilitando o acesso a finalistas e trainees a uma rede de profissionais que passaram por uma seleção e que atendem em todo território brasileiro presencialmente ou online com um custo de um valor social*.

* Valor social: os valores são estabelecidos por cada profissional, ao custo máximo de R$100,00/cada sessão, variando de acordo com a região e/ou profissional

Quer saber mais sobre o processo?

Veja as dúvidas mais frequentes